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FRAUDES – Como prevenir Fraudes nas instituições públicas e privadas

R$690.00

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Nível do Curso

Intermediário

Carga Horária

15h

Course content

15h

• Conceitos, fundamentos e o cenário atual da fraude.

• O Código de Ética, regras de Conduta, Perfil do profissional que atua na área de fraudes.

• Definição de Fraude e erro.

• O fenômeno Global, Fraudes no Brasil e no Mundo, Cenário Brasileiro, Fraudes no Estados Unidos, Fraudes no Mundo, A corrupção no Brasil e no Mundo.

• Áreas e processos mais atingidos em fraudes, Perfil do fraudador nas empresas, Perfil do empregado que frauda a empresa.

• Principais áreas e atividades onde a Fraude está presente: Fraudes em Compras, Fraudes em Atividades Terceirizadas, Fraudes em Transportes, Fraudes em Inventários/Estoques, Fraudes na Área Trabalhista, Fraudes nas Áreas de Recursos Humanos, Fraudes na Área Financeira e Contábil, Fraudes na Área de Produção/Manutenção, Fraudes na Área de Tecnologia da Informação.

• A Classificação das Fraudes: A Origem da Fraude, Origem Interna, Origem Externa.

• Tipos e Modalidades de Auditorias de Fraudes, A Auditoria Reativa, A Auditoria Preventiva, A Auditoria Investigativa.

• Perdas e danos sofridos pelas fraudes: Aspectos a serem avaliados e definidos pela instituição bem como as medidas judiciais.

• Sinais de Fraudes: Significado e conceito, Categorias de Sinais de Fraudes, Sinais Comportamentais, Sinais Transacionais, Sinais Corporativos, Sinais de Sistemas.

• Controles Internos: A importância dos Controles Internos nas instituições. A Lei FCPA (Foreign Corrupt Practices Act), A Lei SOX (Sarbanes Oxley), A Lei UKBA (UK Bribery Act), A Lei 12.846/13 – LAC – Lei Anticorrupção).

• Principais ferramentas de controles e riscos em fraudes: Evolução das Regulações e Controles Internos, Estrutura de Controle – COSO I, ERM e COSO II, Novo COSO, Princípios do Novo COSO, COBIT, NBR ISO/IEC 27001 (Avaliação de Riscos de T.I), ISO 31000, Análise dos processos críticos e respectivos riscos envolvidos, Análise de Riscos, Tratamento dos Riscos, Aceitação dos Riscos, Comunicação dos Riscos, Monitoramento e Revisão).

• Os canais de denúncias, Objetivo, Premissas, Benefícios, Regulamentação e Exigências, Modelo de Apuração das Denúncias, Indicadores para controle e acompanhamento.

• Aulas interativas com realização de exercícios e casos práticos em grupo e individual para solidificar os conhecimentos adquiridos.

Descrição

Objetivo: O objetivo principal do Curso  é capacitar os profissionais que atuam na detecção, tratamento, controle e prevenção da fraude em processos, bem como apresentar ferramentas eficazes e eficientes para fortalecer a ética e combater as fraudes nas instituições públicas e privadas.

Conteúdo Programático:

  • Conceitos, fundamentos e o cenário atual da fraude.
  • O Código de Ética, regras de Conduta, Perfil do profissional que atua na área de fraudes.
  • Definição de Fraude e erro.
  • O fenômeno Global, Fraudes no Brasil e no Mundo, Cenário Brasileiro, Fraudes no Estados Unidos, Fraudes no Mundo, A corrupção no Brasil e no Mundo.
  • Áreas e processos mais atingidos em fraudes, Perfil do fraudador nas empresas, Perfil do empregado que frauda a empresa.
  • Principais áreas e atividades onde a Fraude está presente: Fraudes em Compras, Fraudes em Atividades Terceirizadas, Fraudes em Transportes, Fraudes em Inventários/Estoques, Fraudes na Área Trabalhista, Fraudes nas Áreas de Recursos Humanos, Fraudes na Área Financeira e Contábil, Fraudes na Área de Produção/Manutenção, Fraudes na Área de Tecnologia da Informação.
  • A Classificação das Fraudes: A Origem da Fraude, Origem Interna, Origem Externa.
  • Tipos e Modalidades de Auditorias de Fraudes, A Auditoria Reativa, A Auditoria Preventiva, A Auditoria Investigativa.
  • Perdas e danos sofridos pelas fraudes: Aspectos a serem avaliados e definidos pela instituição bem como as medidas judiciais.
  • Sinais de Fraudes: Significado e conceito, Categorias de Sinais de Fraudes, Sinais Comportamentais, Sinais Transacionais, Sinais Corporativos, Sinais de Sistemas.
  • Controles Internos: A importância dos Controles Internos nas instituições. A Lei FCPA (Foreign Corrupt Practices Act), A Lei SOX (Sarbanes Oxley), A Lei UKBA (UK Bribery Act), A Lei 12.846/13 – LAC – Lei Anticorrupção).
  • Principais ferramentas de controles e riscos em fraudes: Evolução das Regulações e Controles Internos, Estrutura de Controle – COSO I, ERM e COSO II, Novo COSO, Princípios do Novo COSO, COBIT, NBR ISO/IEC 27001 (Avaliação de Riscos de T.I), ISO 31000, Análise dos processos críticos e respectivos riscos envolvidos, Análise de Riscos, Tratamento dos Riscos, Aceitação dos Riscos, Comunicação dos Riscos, Monitoramento e Revisão).
  • Os canais de denúncias, Objetivo, Premissas, Benefícios, Regulamentação e Exigências, Modelo de Apuração das Denúncias, Indicadores para controle e acompanhamento.
  • Aulas interativas com realização de exercícios e casos práticos em grupo e individual para solidificar os conhecimentos adquiridos.

Saiba Mais

Público-alvo

  • Profissionais que atuam na detecção, tratamento, controle e prevenção da fraude em processos, bem como apresentar ferramentas eficazes e eficientes para fortalecer a ética e combater as fraudes nas instituições públicas e privadas

Instrutor

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